O Ubuntu é filho do Unix, antigo sistema operacional criado por Ken Thompson e Dennis Ritchie. Por ser alvo de estudos em várias universidades do mundo, o Unix que conhecemos hoje não é proprietário. Exemplo de uma universidade que contribuiu para o crescimento e desenvolvimento é a universidade de Berkeley.
Porque Ubuntu Agora?
Porque eu to usando, ora mais!
Comecei a usar o Ubuntu 12.04(entrar definitivamente no software livre) no dia 28 de fevereiro deste ano. Minha experiência é das melhores. Estou gostando muito.
Gosto:
- Facilidade de instalação de novos programas pela Central de programas
- Facilidade para encontrar aplicativos ou seus arquivos(basta teclar a tecla super e digitar o nome do arquivo)
- Você pode ver seus arquivos do windows e do sistema de arquivos do Ubuntu
- Tela limpa de aplicativos abertos, menus(você só ver se você passar o mouse)
- Organização do sistema operacional garante uma maior produtividade
- Rapidez da inicialização e do desligamento do sistema operacional
- Atualizações de inúmeros aplicativos, do sistema em único lugar
- Aplicativos alternativos(e bons) aos proprietários do windows
- Boa documentação do Ubuntu, fóruns, e tal
- E por aí vai
Dá medo?
Terminais, sistema operacional desconhecido, aplicativos desconhecido. Que nada! O terminal facilita a sua vida. O sistema embora diferente você se acostuma e rapidamente já estará produzindo com o OpenOffice e outros aplicativos que gostar. Você pode usar os aplicativos do windows com o wine. Segure o super e você verá os comandos pra facilitar sua vida no Ubuntu. O Ubuntu permite que você altere o papel de parede e o configure de forma segura o seu sistema. Cuidado com a idéia de querer deixá-lo mais elegante, cheio de efeitos com programas com este intuito. Você estará deixando o sistema lento. Pra mim do jeito que é instalado está bom demais. Só fazer as atualizações, instalar uns aplicativos importantes, mudar se quiser o papel de parede e usar normalmente.
Livre de vírus
A imensa maioria dos vírus são feitos para Windows e Mac, sendo assim vírus para Linux são raros. Este negócio de está frequentemente diagnosticando o sistema com o antivírus é pra sistemas operacionais proprietários.
Único desfavor
É que o comércio produz aplicativos e jogos mais para o Windows do que para o Linux. Mas já disse há aplicativos alternativos a estes.
Pois é!
Estou completando um mês usando o Ubuntu e as expectativas são as melhores. Use você também. Instale o Ubuntu paralelo ao seu Windows. Daqui a pouco você estará usando mais ao Ubuntu. Valeu galera!