O IFPI de Picos está organizando mais um EDIFPI, onde ocorrerá palestras e minicursos. Para ministração das palestras e minicursos são convidadas pessoas da área, que trabalham ou desenvolvem na área de TI.
É interessante que no EDIFPI há ex-estudantes do IFPI que voltam pra dar palestras e minicursos. Isso mostra que institutos de tecnologia como o IFPI prepara muito bem seus estudantes e ajuda os seus alunos com oportunidades de emprego. Um exemplo disso é o projeto Programando Soluções, onde os alunos tem a oportunidade de trabalhar em situações reais.
Dentre os ex-alunos do IFPI que conheço destaco: Jonnison Lima, Guilherme Feitosa e Celles Antônio. Estes alunos que hoje são estudantes de Sistemas de Informação, ministrarão minicursos como Design Gráfico com Software Livre, Edição e Composição de vídeos promocionais com Adobe Premiere e Adobe After Effects e Android.
O evento terá início dia 30 de maio, apartir das 8h com minicursos pela manhã. E terminará com um coquetel e apresentação de Atrações Musicais.
Você pode conferir detalhes como preço, minicursos e palestras, como também a inscrição para o evento no endereço do Instituto Multicom para o EDIFPI: http://www.institutomulticom.com/edifpi/.
quarta-feira, 23 de maio de 2012
segunda-feira, 30 de abril de 2012
Baixar Vídeos do Youtube
Muitos vídeos são interessantes e temos o desejo de assistir novamente. São videos musicais, tutoriais, notícias, novidades, etc.
Há duas maneiras mais comuns de se baixar um vídeo do youtube(não só o youtube):
- Com auxilio de programas especializados;
- e com serviços online.
Um programa que eu recomendo é o RealPlayer, pois além de ter um plugin que detecta o vídeo e dá a você a opção de fazer download do vídeo, ele reproduz seus vídeos e demais formatos multimídia. Você pode baixá-lo no baixaki.
Um serviço online que eu recomendo é o keepvid.com. Ele permite você baixar os vídeos do youtube nos formatos flv, MP4, WebM, 3GP e dá as opções de resolução do vídeo(240p, 360p, 480p) que você quer baixar, isto se refere ao tamanho, linhas de resolução vertical.
Para usar o plugin do RealPlayer para baixar vídeos:
Acesse o vídeo desejado
Aguarde um pouco♫ ♬, e click no botão flutuante:
Pronto!
E para usar o serviço online KeepVid:
Acesse o vídeo desejado
Copie a url do vídeo: Endereço
Cole na caixa de texto do KeepVid
Aguarde um pouco♫ ♬, click na sua opção de formato e resolução
Ready!
Há ainda os complementos do Firefox, como o: DownloadHelper e o CSHelper.
Marcadores:
download,
keepvid,
realplayer,
Vídeos,
Youtube
sábado, 28 de abril de 2012
Introdução à Linguagem C
Segundo o Wikipedia,
C é uma linguagem de programação compilada de propósito geral, estruturada, imperativa, procedural, padronizada pela ISO, criada em 1972, por Dennis Ritchie, no AT&T Bell Labs, para desenvolver o sistema operacional Unix (que foi originalmente escrito em Assembly).
C é uma das linguagens de programação mais populares e existem poucas arquiteturas para as quais não existem compiladores para C. C tem influenciado muitas outras linguagens de programação, mais notavelmente C++, que originalmente começou como uma extensão para C.
É bom saber que boa
parte da sintaxe do java foi inspirada no C/C++, como a declaração de variáveis, funções e estruturas de
controle. A linguagem C foi antecedente as linguagens mais nova como o Java que estudamos.
To getting started in C install a program to compile your algorithms. Por isso inicialmente use um programa de fácil manuseio, eu sugiro o Dev-C++, o compilador do Dev-C++ já vem configurado. Assim você pode fazer seus primeiros programas sem se preocupar com a configuração da IDE. É livre. Baixe aqui a versão 4.9.9.2.
Se preferir use o CodeBlock, pois ainda que o Dev-C++ seja bom, está desatualizado em relação a ele.
Prática
Hello World em C:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(){
printf("Hello, Seu primeiro algoritmo em C!");
getchar();
return(0);
}
Neste exemplo, nota-se o uso de duas bibliotecas que permitem usar os comandos que usamos, como: printf, getchar, etc. O uso só da biblioteca stdio.h é suficiente, embora há casos onde é necessário usar comandos específicos. Tendo assim que usar bibliotecas como string.h, que trabalha com a parte das strings.
Como visto eu particulamente gosto de usar as duas bibliotecas básicas. Há quem use a biblioteca math.h sem necessidade. xD!
O comando printf escreve na tela. O texto deve está entre aspas.
Já o comando getchar, espera a entrada de um caractere ou de um simples ENTER.
E o return(0), retorna que não houve erros, se houver você vai ter que corrigir os erros de sintaxe e de lógica do seu algoritmo.
Uso de Variáveis em C:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(){
int numero;
char letra;
float numeroF;
numero = 5;
letra = 'c';
numeroF = 4.4;
printf("int: %d",numero);
printf("\nchar: %c ",letra);
printf("\nfloat: %.1f",numeroF);
getchar();
return(0);
}
Na linguagem C, para início os tipos de variáveis usadas com mais frequência é o int - inteiro, char - caractere e o float - ponto flutuante.
Foram declaradas as variáveis numero, letra, numeroF. Em seguida inicializadas com os seus valores.
É notável o uso de Especificadores de formato. Os Especificadores de formato servem para indicar ao
compilador qual será o tipo de variável que ele trabalhará em um
determinado endereço de memória.
- Para inteiros: %d
- Para caractere: %c
- Para float: %f
Leitura de Variáveis
//Exemplo: IMC.c#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(){
char letNome;
int peso;
float altura;
float IMC;
printf("Digite a primeira letra do seu nome: ");
scanf("%c",&letNome);
printf("Digite seu peso: ");
scanf("%d", &peso);
printf("Digite sua altura(use '.'): ");
scanf("%f",&altura);
IMC = peso/(altura*altura);
printf("\n\nSeu IMC eh: %.1f",IMC);
getchar();
getchar();
return(0);
}
Note que foi usado para a leitura das variáveis a função scanf. O uso é desta forma:
scanf( "Especificador de Formato", operador de endereço Variável);
Ficando assim:
scanf("%c",&letNome);
scanf("%d", &peso);
scanf("%f",&altura);
Você pode baixar o código fonte: Introdução a Linguagem C.
quarta-feira, 25 de abril de 2012
PiscaLED com o Arduino
/*Código simples é só conectar o LED no pino 13
Na função setup é definido o pino 13 como saida
Na função loop o lede acende por 1s e fica apagado por 1s
*/
void setup() {
pinMode(13, OUTPUT); // define o pino 13 como saida
}
void loop() {
digitalWrite(13, HIGH); // acende o LED
delay(1000); // tempo de 1s
digitalWrite(13, LOW); // apaga o LED
delay(1000); // tempo de 1s
}
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