quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Shell Script o que é e pra que serve?

Shell script é uma linguagem de script usada em vários sistemas operativos (operacionais), com diferentes dialetos, dependendo do interpretador de comandos utilizado. Um exemplo de interpretador de comandos é o bash, usado na grande maioria das distribuições GNU/Linux.
A maior parte dos usuários classificam shell script como uma linguagem de fácil aprendizagem. O primeiro passo é, saber o que se deseja fazer, então ver qual o código que executa este comando em shell e aí criar, basta escrever o código em algum editor de texto e salvar. Depois de salvo você tem que executar o arquivo, dessa forma:

./Nome do arquivo
 
No Linux o script deve ter permissão de execução, isto pode ser feito com o comando chmod +x "arquivo", para exibir um manual do bash ou mesmo do comando 'chmod', digite na linha de comando 'man bash' ou 'man chmod' (sem aspas).

É possível executar o arquivo mesmo sem modificar a permissão de execução, por exemplo, se for um arquivo escrito para ser executado pelo bash, usar:
 
sh ./"Nome do arquivo, sem aspas" 
 
Abrindo o terminal ou cmd você pode utilizar comandos para saber sobre seu ip (ipconfig ou ifconfig), saber quais arquivos há em uma pasta (dir ou ls), entre outros comandos.

Um bom conhecimento em shell script lhe dá a oportunidade de automatizar tarefas que você faz no cmd/terminal. Há muitas possibilidades desde gerenciamento de arquivos até um navegador via terminal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...